Sabia que 90% das imagens de apartamento decorado não é foto, mas sim uma renderização 3D? Por isso que muitas vezes os ambientes parecem tão perfeitos, limpos, claros. Porque eles não existem. O Rodrigo Ghedin, do Manual do Usuário, escreveu um texto falando disso. Se quiser ler o texto completo, o link está no final!
* Por Rodrigo Ghedin
O site CGSociety bateu um papo com Martin Enthed, gerente de TI da agência interna da Ikea, e descobriu que 75% dos produtos no catálogo da fabricante é representado por renderizações 3D em vez de fotos tradicionais. Entre a primeira imagem do tipo, em 2006, e o número expressivo de hoje, passaram-se oito anos. Há dois, em 2012, as renderizações correspondiam a 25% do catálogo segundo apresentação do próprio Enthed na SIGGRAPH. A computação gráfica não é promessa, é realidade na publicidade — e a imagem acima, feita em computadores, prova isso.
O que parece ineditismo é, na prática, bem mais comum do que se imagina. Não é de hoje que várias indústrias recorrem ao poder dos computadores para retocar ou mesmo criar, do nada, o material publicitário dos seus produtos.*