💬 Whatsapp 11-98833-9096
📷 www.instagram.com/gessoeiluminacao
🏡SHOWROOM: Av Indianópolis, 1906 - Moema
NÃO ATENDEREMOS 29/03/24 (SEXTA-FEIRA)
NÃO ATENDEREMOS 30/03/24 (SÁBADO)
RETORNAREMOS AO ATENDIMENTO NORMAL NA SEGUNDA-FEIRA - 01/04/24

Diferença entre Piso de Madeira, Laminado, Vinílico e Porcelanato

ATENÇÃO: NÃO TRABALHAMOS COM PISO, POST APENAS INFORMATIVO Decorar uma casa ou estabelecimento comercial não é uma tarefa fácil, pois envolve muitos detalhes e decisões e é por esse motivo que muitas pessoas contratam design de interiores para decidirem por eles. Neste artigo, iremos ajudar a esclarecer brevemente a diferença entre os pisos mais comuns utilizamos para que você entender qual melhor de adequa com seu gosto e orçamento.

Piso de madeira:

O conforto térmico e a durabilidade são as principais vantagens. Quando bem instalado, o piso tem vida útil que pode chegar a 30 anos ou mais, mas o custo ainda é o mais alto de todos. Para a instalação é necessário um contrapiso rebaixado, geralmente em dois centímetros. Ele também deve ser impermeabilizado, plano e bem curado. A madeira deve receber uma proteção à base de solvente ou de água, com efeito fosco ou brilhante. Mais importante que escolher o tipo de madeira é verificar sua procedência. Deve-se observar se o produto passou por um processo de secagem correto e se é certificado. Peça garantias sobre a secagem da madeira em estufa para evitar a compra de material verde.

A limpeza deve ser feita com pano úmido bem torcido. Uma vantagem é que depois de alguns anos, o piso poderá ser reformado fazendo lixamento e aplicando de nova camada de proteção o piso ficará novo novamente. Uma desvantagem é a possibilidade de infestação de cupins então dedetização preventiva é sempre recomendável.

piso_madeira.jpeg

Piso Laminado:

A principal vantagem é o preço, em geral inferior ao da madeira maciça. Existem diversas opções de texturas no mercado, que podem ser réplica fiel da madeira natural, imitando até as tonalidades. O revestimento normalmente é fabricado a partir de madeira de reflorestamento. É mais resistente a riscos do que a madeira natural.

O piso laminado tem este nome por ser fabricado em camadas. É revestido de uma lâmina decorativa, e o miolo, normalmente, elementos obtidos das fibras da madeira. A proteção final se dá por uma camada de um filme cristalino de celulose que impermeabiliza e dá brilho ao material. Normalmente, é um revestimento que não favorece a acústica. Porém, a aplicação de uma manta sob o piso reduz o barulho.

O processo de limpeza contará muito com a vida útil do piso laminado. Produtos abrasivos, saponáceo, buchas, ceras, qualquer tipo de líquido ou mesmo exposição ao sol poderão manchar o piso com o passar do tempo.

piso_laminado.jpg

Piso Vinílico:

A maior vantagem do Piso Vinílico ou piso PVC é que pode ser aplicado diretamente no contrapiso, cimentados, granilites, cerâmicas, lajotas, entre outros materiais. Mas, ele não pode ser colocado por cima de pedras irregulares ou sobre o cimento queimado. A colocação é prática e fácil, além de não fazer muita sujeira.

Também é uma opção mais ecologicamente correta, pois é fabricado a partir de materiais reciclados. Outra vantagem é ser macio, térmico e anti-chamas, proporcionando conforto e segurança. Pode ser encontrado em forma de tapete, placa ou manta, dispensam argamassa na instalação e normalmente são fixados com cola.

Sua preferência tem sido também, graças à sua grande resistência e fácil limpeza, motivos mais que suficientes para ser o preferido nos espaços de maior movimento como academias, escolas, shoppings e vários outros ambientes públicos. Em residências, seu uso ainda não tem boa aceitação no Brasil, mas já é bastante utilizado na Europa e Estados Unidos.

É indicado para ambientes internos, mas deve-se evitar o uso em banheiros, pois o contato constante com água e umidade pode comprometer o desempenho da cola. Também não é recomendada a aplicação de pisos vinílicos sobre madeira. Antes de instalá-lo sobre cerâmica, esta deve receber um tratamento especial. Sua maior aceitação é para imóveis onde residem idosos e crianças, pois é antialérgico e livre de sofrer qualquer ataque de traças ou cupins.

Além disso, não retém poeira, é totalmente antialérgico e resistente à queima de cigarros e fósforos. Os pisos vinílicos proporcionam uma decoração diferenciada, além da economia se comparado aos outros modelos de pisos, como o piso frio e o de madeira.

piso_vinilico.jpeg

Piso de Porcelanato:

É o mais utilizado principalmente pelos arquitetos devido à alta resistência à abrasão, durabilidade, grande variedade de tons e texturas. As marcas que fabricam este tipo de piso cerâmico inspira-se em outros elementos como pedra, madeira, cimento, metal, couro e tecido para formar uma gama de opções.

As placas vêm em diversos tamanhos. A porosidade quase nula do porcelanato o torna bastante impermeável. Sua instalação é relativamente rápida, mas como a maioria dos pisos, requer a regularização do contrapiso antes da aplicação.

Este tipo de piso pode ser aplicado em ambientes internos ou externos como na cozinha, no banheiro, em salas e quartos. Cores escuras e texturas com aparência amadeirada transmitem conforto. As cores claras dão impressão de amplitude.

piso_porcelanato.jpg

Nós não trabalhamos com piso, as sugestões acima são de nosso conhecimento dos produtos, qualquer dúvida, conte a gente.